NOTÍCIAS

Restaurante Mabruk está no Primeira Mesa
O Restaurante Mabruk acaba de aderir ao aplicativo Primeira Mesa. A casa é especializada em receitas árabes tradicionais e já foi indicada duas vezes pelo Guia 4 Rodas. O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas IOS e Android. Pelo aplicativo, o cliente tem desconto de 50% no valor total dos pratos do cardápio.
Mabruk promove festa árabe nesta sexta
Ao som do percussionista Paulo Nagô, o restaurante Mabruk promoverá nesta sexta-feira (25) o Jantar Especial Mabruk – festa com culinária, música e dança árabes. O evento começará às 20h30 e contará com apresentação de dança do ventre.
Culinária árabe: uma tradição familiar
Para o povo árabe, a culinária é um rito de união familiar. Cada um imprime nas receitas sua própria história e tradição. Fida Aude, do restaurante Mabruk, tem no cardápio um prato que usa os típicos ingredientes árabes e que remete à casa dos seus avós, no Líbano, onde ela nasceu e passou o início da infância.
Empresária Fida Aude conta como chegou ao Brasil e fala sobre culinária e decoração árabe
A decoradora e empresária do setor gastronômico Fida Aude é uma das personalidades de destaque na região de Ribeirão Preto, visibilidade trazida por sua história de vida e seus costumes árabes. Em entrevista exclusiva ao Jornal Radar News, Fida falou sobre a adaptação do povo árabe à cultura do Brasil, da aceitação dos costumes árabes pelo povo brasileiro e como foi a vinda da sua família para a América do Sul. Ela ainda disse que na decoração, os objetos árabes atraem os brasileiros pelos seus brilhos e cores vivas. Confira a seguir:


A receita do verdadeiro café árabe
O cafezinho coado brasileiro tem várias receitas: pode-se jogar a água quente sobre o pó de café, que já está no coador descartável ou de pano, pode-se jogar o pó de café na água quente e, então, passar essa mistura no coador. A tradicional receita árabe tem pouca diferença, mas o cafezinho na xícara, este sim, fica com um sabor muito diverso da receita brasileira. E, detalhe: usa-se muito menos pó de café. Fida Aude dá a receita do cafezinho árabe, que vale a pena para quem quer experimentar um novo sabor.
Culinária árabe é aliada da alimentação saudável
Além de não comprometerem a dieta, os pratos do Oriente Médio proporcionam refeição balanceada, ideal para quem não abre mão do prazer, sabor e do ponteiro da balança
Com sabores e texturas exóticas, a culinária árabe é reconhecida pelo seu cardápio recheado de combinações deliciosas e saudáveis que, se apreciadas com moderação, contribuem para driblar as tentações e não comprometer a dieta. O cardápio das arábias apresenta alternativas leves e indispensáveis para o equilíbrio nutricional. Fida Aude, proprietária do restaurante Mabruk, de Ribeirão Preto, conta que este cardápio foi trazido para o Brasil por volta de 1880 pelos sírios e libaneses. “As receitas geralmente têm pouca gordura, grãos, vegetais, especiarias”, explica. Quase tudo se come com azeite, que é rico em ácidos graxos insaturados, e limão, que contém alto teor de potássio e evita a retenção de líquido.


Três pratos com identidade única
Frito, assado ou cru o quibe caiu no gosto dos brasileiros e suas versões competem no cardápio de restaurantes tradicionais a lanchonetes
O quibe chegou ao Brasil por volta do século XIX na bagagem culinária dos imigrantes árabes e rapidamente foi incorporado ao gosto nacional. Onde houver uma vitrine aquecida certamente terá o bolinho de triguilho recheado com carne picada. De aperitivo a prato principal, ele conquistou os paladares mais exigentes e tornou a receita tão diversa quanto a geografia do Oriente Médio. A popularidade do quibe disseminou a culinária sírio libanesa, que passou ser uma das mais apreciadas no mundo.
Libanesa ensina receita do verdadeiro tabule árabe
Quando era criança, Fida Aude se aventurava na cozinha enquanto a mãe costurava em um quartinho ao lado. Entre um tempero e outro, a libanesa levava a panela para a mãe experimentar a comida. “Falta um pouco de sal”, costumava dizer a mãe. E foi assim que Fida aprendeu a cozinhar e hoje é proprietária de um restaurante no Boulevard que serve a tradicional comida árabe.
