


Culinária árabe é aliada da alimentação saudável
Além de não comprometerem a dieta, os pratos do Oriente Médio proporcionam refeição balanceada, ideal para quem não abre mão do prazer, sabor e do ponteiro da balança
Com sabores e texturas exóticas, a culinária árabe é reconhecida pelo seu cardápio recheado de combinações deliciosas e saudáveis que, se apreciadas com moderação, contribuem para driblar as tentações e não comprometer a dieta. O cardápio das arábias apresenta alternativas leves e indispensáveis para o equilíbrio nutricional. Fida Aude, proprietária do restaurante Mabruk, de Ribeirão Preto, conta que este cardápio foi trazido para o Brasil por volta de 1880 pelos sírios e libaneses. “As receitas geralmente têm pouca gordura, grãos, vegetais, especiarias”, explica. Quase tudo se come com azeite, que é rico em ácidos graxos insaturados, e limão, que contém alto teor de potássio e evita a retenção de líquido.
A diversidade de pratos vai muito além dos famosos quibes e esfirras. O cardápio tem uma seleção de iguarias pouco calóricas ideais para encher o prato sem culpa. Um dos mais consumidos, por exemplo, é o tabule: uma porção de 100 gramas equivale a 138 kcal. Para aproveitar sem erro, a dica de Renata Cavalcante, pós-graduada em Terapia Nutricional, é usufruir da diversidade das leguminosas, que possuem alto teor de fibras. A lentilha, o grão-de-bico e a ervilha, por exemplo, além de gerarem maior sensação de saciedade, atuam na regulação dos níveis de açúcar no sangue e na redução do colesterol plasmático, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Os alimentos inclusos nos pratos árabes geralmente são assados, cozidos ou grelhados. Fida explica que uma das carnes mais tradicionais é a de cordeiro, considerada muito saborosa e de fácil digestão. Esta carne é rica em ferro e vitamina B, e de quebra, contribui para um emagrecimento saudável. “Uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, com gorduras consideradas saudáveis, contém todos os aminoácidos essenciais. A carne de cordeiro se difere das carnes, principalmente da bovina, por apresentar baixas concentrações de lipídeos e pela pequena quantidade de gordura saturada”, explica a nutricionista.
Em Ribeirão Preto, o Mabruk é o mais autêntico restaurante árabe. “Usamos receitas de família no cardápio”, explica Fida, nascida no Líbano e que chegou pequena ao Brasil junto com os irmãos nos anos de 1950. No cardápio diário, o restaurante oferece mijadra (arroz com lentilha), as pastas árabes, kafta, tabule, salada verde, dentre outros. Aos sábados e domingos, prepara pratos especiais. “A culinária árabe é excelente opção para a manutenção de um cardápio balanceado até durante o passeio com a família”, explica a nutricionista. O Mabruk fica na rua Cerqueira Cesar, 1556, e atende de segunda a domingo a partir das 11h30. O restaurante disponibiliza o espaço para eventos e aceita encomendas - (16) 3636.2280.