
Três pratos com identidade única
Frito, assado ou cru o quibe caiu no gosto dos brasileiros e suas versõescompetem no cardápio de restaurantes tradicionais a lanchonetes

O quibe chegou ao Brasil por volta do século XIX na bagagem culinária dos imigrantes árabes e rapidamente foi incorporado ao gosto nacional. Onde houver uma vitrine aquecida certamente terá o bolinho de triguilho recheado com carne picada. De aperitivo a prato principal, ele conquistou os paladares mais exigentes e tornou a receita tão diversa quanto a geografia do Oriente Médio. A popularidade do quibe disseminou a culinária sírio libanesa, que passou ser uma das mais apreciadas no mundo.
A empresária Fida Aude passou parte da infância no Líbano. Hoje, a libanesa comanda o restaurante Mabruk e explica que originalmente o quibe era preparado com carne de carneiro e servido cru, acompanhado de cebola, azeite e hortelã.
Hoje existem variações como o uso de carne bovina, recheios, versões vegetarianas e até a com peixe branco, tradicional na cozinha árabe. O quibe pode ser consumido de três formas: cru, assado ou frito. Para quem está de olho na balança, a nutricionista Renata Cavalcante alerta que o cru e o assado são as melhores opções, já que em cada 100 gramas têm 109 e 136 calorias respectivamente. Já o frito reúne 254 calorias.
A receita também traz benefícios à saúde, segundo a nutricionista. O triguilho utilizado no preparo do quibe é fonte de energia, desta forma ele poupa a queima de proteínas, favorecendo a manutenção da massa muscular. Já o selênio e a vitamina E, também presentes no grão, possuem propriedades antioxidantes e protegem o organismo contra a ação de radicais livres. Renata explica que, juntos, eles combatem a oxidação de lipídios, protegendo contra doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.
Fida conta que, diferente das receitas abrasileiradas, o quibe original árabe leva carne picada e não moída. É este o detalhe que confere um paladar artesanal ao prato. O restaurante Mabruk, que fica na região do Boulevard, oferece a autêntica culinária árabe em Ribeirão Preto. Está aberto todos os dias da semana, das 11h às 15h. Aos domingos, o restaurante atende até as 16h. O Mabruk fica na rua Cerqueira Cesar, 1.556.
